Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Diretoria de Apoio à Inclusão – DAIN
O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA – CONCEITOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO
DATAS ATUALIZADAS
PROGRAMAÇÃO:
OBJETIVO:
Promover a formação continuada de estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Estágio Voluntário em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com vistas a proporcionar, a esse aluno, aprendizagens básicas para o atendimento, acompanhamento, orientação a alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais em espaços educacionais.
1. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Ministrante: Esp. Leni Andrade Barros dos Santos
Dias: 01/04/2015 (09:30 – 12:00)
06/04/2015 – (07:00 – 10:30)
Conteúdo:
Lei 12.764/12
Definição de autismo
Incidência
Causas
Tríade de dificuldades
Classificação
Como é feito o diagnóstico
Cid 10
Algumas orientações
Metodologia:
Trabalhar o conteúdo básico sobre o autismo com alunos(as) estagiários da UERN, que irão atuar em escolas.
Avaliação:
Todos serão avaliados como participantes através da demonstração de interesse pelas atividades propostas, pontualidade e envolvimento.
2. DEFICIÊNCIA FÍSICA E INCLUSÃO: CONCEITOS E PRÁTICAS
Ministrante: Profa. Drª Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Dia: 27/04/2015 - (13:30 – 17:00)
(AUDITÓRIO DA FAFIC)
Conteúdo:
O que é deficiência física
O cuidar da pessoa com deficiência física
Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
O Decreto 3.298/99
O Decreto 5.296/2004: Do atendimento prioritário
Dia: 04/05/2015 - (13:30 – 17:00)
(SALA DE MULTIMÍDIA I DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO)
Conteúdo:
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: fundamentos legais
Acessibilidade
Narrativas de experiências de discentes da UERN com deficiência física
Importância da prática esportiva para pessoas com Deficiência Física
Roda de conversa com pessoas com deficiência física: cadeira de rodas
Metodologia:
Aulas expositivas. Leitura e discussão de texto com base em roteiro. Trabalhos individuais e em grupo. Filmes. Pesquisa de campo: espaços escolares e não escolares em contextos locais.
Avaliação:
Constará para registro da avaliação a participação consistente e reflexiva dos alunos nas discussões em sala de aula, leitura dos textos e a realização das atividades individuais e em grupo. Apresentação prática de atividade com cadeira de rodas.
3. DEFICIÊNCIA AUDITIVA E INCLUSÃO EDUCACIONAL
Ministrantes: Vanessa do Nascimento Sobral e Sara Cristina dos Santos Freires
Dia: 18/05/2015 – (19:00 – 21:30)
(AUDITÓRIO DA FAFIC)
Conteúdo:
Atendimento ao surdo em sala de aula: Experiência do "Ser surdo" (Vanessa Carvalho)
Relembrando a LIBRAS
Dia: 25/05/2015 – (19:00 – 21:30)
(AUDITÓRIO DA FAEF)
Conteúdo:
Conceitos do Tradutor/Intérprete
Metodologia
Exposição do conteúdo programado, seguidas de exercícios práticos, tais como: revisão de sinais básicos do cotidiano, diálogos, técnicas de teatro para melhor desenvolvimento das expressões faciais, encenações de algumas situações a que poderão se deparar. Como é ser surdo e como tratá-los.
Avaliação
A avaliação se dará de forma contínua, serão realizados exercícios práticos para fixação dos sinais aprendidos, por meio de diálogos e dramatizações num cenário prático.
4. DEFICIÊNCIA VISUAL: COMO SE RELACIONAR COM PESSOAS COM
CEGUEIRA E BAIXA VISÃO
Ministrantes: Esp. João Zacarias de Souza Neto e Esp. Maria Sheila Cândida dos Santos
Dia: 10/06/2015 (13:30 – 17:00) (AUDITÓRIO DA FAEF)
Dia: 17/06/2015 (07:00 – 10:30) (AUDITÓRIO DA FAFIC)
Conteúdo:
Breve histórico;
Simbologia Braille;
Técnicas de leitura e escrita no Sistema Braille;
Técnicas de Orientação e Mobilidade.
Dicas de como se relacionar com pessoas com deficiência visual.
Metodologia:
Aula expositiva sobre a história de OM e a simbologia Braille;
Apresentação de banners com a simbologia Braille;
Apresentação do kit básico (reglete, prancheta e punção) e máquina perkins Braille para a escrita Braille;
Exercícios orais;
Atividade grupal para exercício de leitura e escrita em Braille;
Atividade grupal para exercício de Orientação e Mobilidade
Avaliação:
Será realizada a partir da observação da participação dos cursistas no decorrer das atividades.
5. PEDAGOGIA E INCLUSÃO ESCOLAR
Ministrante: Ma. Maria do Desterro das Neves Souza
Dia: 29/05/2015 e 05/06/2015 - (13:30 – 17:00)
(AUDITÓRIO DA FAEF)
Conteúdo:
Terminologias e características;
Quem são as pessoas com deficiência?;
Como a instituição de ensino pode se preparar para receber um aluno com deficiência?
Estratégias de Ensino e de Avaliação;
Atendimento Educacional Especializado.
Metodologia:
Levantamento de conhecimento prévio;
Exposição oral sobre formação de conceitos relevantes (com projeção em multimídia);
Fundamentação teórica (leitura de texto);
Atividade em grupos para estudos de casos (relatos de experiência).
Avaliação:
A avaliação se dará no processo de formação, em atividades pontuais sobre reflexão de apropriação de conceitos, de foma escrita; e de exposição oral, sobre estratégias de intervenção pedagógica pertinentes para os estudos de caso ora analisados.
6. SERVIÇO SOCIAL A SERVIÇO DA INCLUSÃO
Ministrante: Ma. Sônia Alves Bezerra Lins
Dia: 17/06/2015 e 24/06/2015 (19:00 – 21:30)
(SALA DE MULTIMÍDIA I DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO)
Conteúdo:
A tolerância como valor para a convivência;
Estratégias de educação para a convivência;
A educação para a paz e o desenvolvimento do currículo.
Metodologia:
As aulas serão reflexivas e expositivas, dinâmicas de grupo, aulas práticas de análises de casos e experiências - construção processual em Oficina: elaboração de Mural Educativo para o Centro de Convivência da UERN.
Avaliação:
A avaliação se dará no processo de formação, em atividades pontuais sobre reflexão de apropriação de conceitos, de foma escrita; e de exposição oral, sobre estratégias de intervenção pedagógica pertinentes para os estudos de caso ora analisados.
7. SETOR DEFICIÊNCIA AUDITIVA/INTRUTORA DE LIBRAS
Ministrante: Esp. Vanessa de Oliveira Carvalho
Dia: 09/07/2015 e 16/07/2015 - (19:00 – 21:30)
(AUDITÓRIO DA FAFIC)
CONTEÚDOS:
I UNIDADE
Para Aprender LIBRAS
Diferença entre Surdo e D.A.
Nomes próprios e sinal de nomes
Alfabeto Manual
Diálogo/Atividades
II UNIDADE
METODOLOGIA
O conteúdo será apresentado por meio de aulas interativas que se constituirão de: apresentação de slides, dramatização, conversação, diálogo, discussão acerca do tema proposto para a aula do dia, figuras e dinâmicas, material impresso, atividades avaliativas em grupo e individual.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados principalmente pelo seu desenvolvimento na prática da Língua de Sinais e pelo empenho na execução das atividades propostas. Para alcançarmos a nossa meta de aprendizado da Libras, algumas atividades serão propostas aos alunos, que serão avaliados da seguinte forma:
Participação das atividades em sala de aula e interesse individual
Execução de todas as atividades propostas
Uso Correto da Libras
Pontualidade e frequência
Fluência básica
Avaliação de LIBRAS
Atualizado por: Sephora Edite Nogueira do Couto Borges em 16/07/2018 (Setor para Contato: REITORIA - Diretoria da Ouvidoria da UERN )