Curso de formação continuada em Educação Especial e Inclusão


Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Diretoria de Apoio à Inclusão – DAIN


O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA – CONCEITOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO

DATAS ATUALIZADAS



PROGRAMAÇÃO:



OBJETIVO:

Promover a formação continuada de estudantes dos diversos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através do Estágio Voluntário em parceria com a Secretaria de Educação do Município, com vistas a proporcionar, a esse aluno, aprendizagens básicas para o atendimento, acompanhamento, orientação a alunos com deficiências e necessidades educacionais especiais em espaços educacionais.


1. TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Ministrante: Esp. Leni Andrade Barros dos Santos

Dias: 01/04/2015 (09:30 – 12:00)

06/04/2015 – (07:00 – 10:30)

Conteúdo:

  • Lei 12.764/12

  • Definição de autismo

  • Incidência

  • Causas

  • Tríade de dificuldades

  • Classificação

  • Como é feito o diagnóstico

  • Cid 10

  • Algumas orientações


Metodologia:

Trabalhar o conteúdo básico sobre o autismo com alunos(as) estagiários da UERN, que irão atuar em escolas.

Avaliação:

Todos serão avaliados como participantes através da demonstração de interesse pelas atividades propostas, pontualidade e envolvimento.



2. DEFICIÊNCIA FÍSICA E INCLUSÃO: CONCEITOS E PRÁTICAS

Ministrante: Profa. Drª Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Dia: 27/04/2015 - (13:30 – 17:00)

(AUDITÓRIO DA FAFIC)

Conteúdo:

  • O que é deficiência física

  • O cuidar da pessoa com deficiência física

  • Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

  • O Decreto 3.298/99

  • O Decreto 5.296/2004: Do atendimento prioritário



Dia: 04/05/2015 - (13:30 – 17:00)

(SALA DE MULTIMÍDIA I DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO)

Conteúdo:

  • Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: fundamentos legais

  • Acessibilidade

  • Narrativas de experiências de discentes da UERN com deficiência física

  • Importância da prática esportiva para pessoas com Deficiência Física

  • Roda de conversa com pessoas com deficiência física: cadeira de rodas

Metodologia:

Aulas expositivas. Leitura e discussão de texto com base em roteiro. Trabalhos individuais e em grupo. Filmes. Pesquisa de campo: espaços escolares e não escolares em contextos locais.


Avaliação:

Constará para registro da avaliação a participação consistente e reflexiva dos alunos nas discussões em sala de aula, leitura dos textos e a realização das atividades individuais e em grupo. Apresentação prática de atividade com cadeira de rodas.



3. DEFICIÊNCIA AUDITIVA E INCLUSÃO EDUCACIONAL


Ministrantes: Vanessa do Nascimento Sobral e Sara Cristina dos Santos Freires

Dia: 18/05/2015 – (19:00 – 21:30)

(AUDITÓRIO DA FAFIC)


Conteúdo:

  • Atendimento ao surdo em sala de aula: Experiência do "Ser surdo" (Vanessa Carvalho)

  • Relembrando a LIBRAS



Dia: 25/05/2015 – (19:00 – 21:30)

(AUDITÓRIO DA FAEF)


Conteúdo:

  • Conceitos do Tradutor/Intérprete

Metodologia

Exposição do conteúdo programado, seguidas de exercícios práticos, tais como: revisão de sinais básicos do cotidiano, diálogos, técnicas de teatro para melhor desenvolvimento das expressões faciais, encenações de algumas situações a que poderão se deparar. Como é ser surdo e como tratá-los.


Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua, serão realizados exercícios práticos para fixação dos sinais aprendidos, por meio de diálogos e dramatizações num cenário prático.



4. DEFICIÊNCIA VISUAL: COMO SE RELACIONAR COM PESSOAS COM

CEGUEIRA E BAIXA VISÃO


Ministrantes: Esp. João Zacarias de Souza Neto e Esp. Maria Sheila Cândida dos Santos


Dia: 10/06/2015 (13:30 – 17:00) (AUDITÓRIO DA FAEF)

Dia: 17/06/2015 (07:00 – 10:30) (AUDITÓRIO DA FAFIC)



Conteúdo:

  • Breve histórico;

  • Simbologia Braille;

  • Técnicas de leitura e escrita no Sistema Braille;

  • Técnicas de Orientação e Mobilidade.

  • Dicas de como se relacionar com pessoas com deficiência visual.



Metodologia:

  • Aula expositiva sobre a história de OM e a simbologia Braille;

  • Apresentação de banners com a simbologia Braille;

  • Apresentação do kit básico (reglete, prancheta e punção) e máquina perkins Braille para a escrita Braille;

  • Exercícios orais;

  • Atividade grupal para exercício de leitura e escrita em Braille;

  • Atividade grupal para exercício de Orientação e Mobilidade



Avaliação:

Será realizada a partir da observação da participação dos cursistas no decorrer das atividades.



5. PEDAGOGIA E INCLUSÃO ESCOLAR

Ministrante: Ma. Maria do Desterro das Neves Souza


Dia: 29/05/2015 e 05/06/2015 - (13:30 – 17:00)

(AUDITÓRIO DA FAEF)

Conteúdo:

  • Terminologias e características;

  • Quem são as pessoas com deficiência?;

  • Como a instituição de ensino pode se preparar para receber um aluno com deficiência?

  • Estratégias de Ensino e de Avaliação;

  • Atendimento Educacional Especializado.



Metodologia:

  • Levantamento de conhecimento prévio;

  • Exposição oral sobre formação de conceitos relevantes (com projeção em multimídia);

  • Fundamentação teórica (leitura de texto);

  • Atividade em grupos para estudos de casos (relatos de experiência).



Avaliação:

A avaliação se dará no processo de formação, em atividades pontuais sobre reflexão de apropriação de conceitos, de foma escrita; e de exposição oral, sobre estratégias de intervenção pedagógica pertinentes para os estudos de caso ora analisados.



6. SERVIÇO SOCIAL A SERVIÇO DA INCLUSÃO


Ministrante: Ma. Sônia Alves Bezerra Lins

Dia: 17/06/2015 e 24/06/2015 (19:00 – 21:30)

(SALA DE MULTIMÍDIA I DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO)



Conteúdo:

  • A tolerância como valor para a convivência;

  • Estratégias de educação para a convivência;

  • A educação para a paz e o desenvolvimento do currículo.



Metodologia:

As aulas serão reflexivas e expositivas, dinâmicas de grupo, aulas práticas de análises de casos e experiências - construção processual em Oficina: elaboração de Mural Educativo para o Centro de Convivência da UERN.



Avaliação:

A avaliação se dará no processo de formação, em atividades pontuais sobre reflexão de apropriação de conceitos, de foma escrita; e de exposição oral, sobre estratégias de intervenção pedagógica pertinentes para os estudos de caso ora analisados.



7. SETOR DEFICIÊNCIA AUDITIVA/INTRUTORA DE LIBRAS

Ministrante: Esp. Vanessa de Oliveira Carvalho

Dia: 09/07/2015 e 16/07/2015 - (19:00 – 21:30)

(AUDITÓRIO DA FAFIC)



CONTEÚDOS:

I UNIDADE

  • Para Aprender LIBRAS

  • Diferença entre Surdo e D.A.

  • Nomes próprios e sinal de nomes

  • Alfabeto Manual

  • Diálogo/Atividades

II UNIDADE

  • Língua Brasileira de Sinais

  • Parâmetros

  • Sinais de Verbos

  • Acessibilidade

  • Diálogo/Atividades



METODOLOGIA

O conteúdo será apresentado por meio de aulas interativas que se constituirão de: apresentação de slides, dramatização, conversação, diálogo, discussão acerca do tema proposto para a aula do dia, figuras e dinâmicas, material impresso, atividades avaliativas em grupo e individual.



AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados principalmente pelo seu desenvolvimento na prática da Língua de Sinais e pelo empenho na execução das atividades propostas. Para alcançarmos a nossa meta de aprendizado da Libras, algumas atividades serão propostas aos alunos, que serão avaliados da seguinte forma:

  • Participação das atividades em sala de aula e interesse individual

  • Execução de todas as atividades propostas

  • Uso Correto da Libras

  • Pontualidade e frequência

  • Fluência básica

  • Avaliação de LIBRAS


Atualizado por: Sephora Edite Nogueira do Couto Borges em 16/07/2018 (Setor para Contato: PRAE - Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Avenida Prof. Antônio Campos, S/N - Mossoró/RN | 59618-700 | prae@uern.br | (84)3315-2185
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^